quinta-feira, 29 de abril de 2010

Zimbabwe reforça cooperação económica com Angola

Zimbabwe reforçar a cooperação económica com Angola em diversos domínios.

“Temos cooperação na área de minas, mas queremos reforçar, não temos experiência nessa área”, precisou o embaixador, James Manzou.



O envio, recentemente, de uma grande delegação zimbabweano a Angola para esse efeito, bem como a visita do embaixador Manzou à zona diamantífera de Catoca, localizada na Lunda Sul (leste de Angola).




No domínio agrícola, onde o seu país tem grandes experiências, muitas companhias angolanas nomeadamente da província de Benguela, Huíla e Huambo (sul) já importam material agrícola do zimbabwe.



“Angola tem petróleo, nós não temos, vamos procurar expandir essa área através de Lobito com a construção da nova refinaria (no Lobito) para melhor aproveitarmos esse produto“, indicou.




“Em tempos vimos a necessidade de aumentarmos o número de estudantes angolanos para o zimbabwe e enviarmos jovens zimbabweanos para virem estudar o português em Angola”, precisou.


África do Sul lança Projeto de Segurança

Quinta-Feira foi lançado o Projecto de Segurança denominado "Estado de Prontidão" que terá afinalidade de garantir a ordem e conter a criminalidade durante o maior evento desportivo que se aproxima, o Mundial de Futebol na Africa do Sul.

Na Cidade do Cabo, membros da polícia local e de outros serviços de emergência marcharam pela cidade e fizeram diversas exibições, que incluíram helicópteros, barcos, motocicletas e armamento pesado.





O actual ministro de policia do país, Nathi Mthethwa [Centro da foto], declarou que : "Estamos preparados para tudo, desde os menores crimes até grandes atos terroristas".


O estádio Green Point, com custo de aproximadamente R$ 1,15 bilhão, foi o centro dos eventos desta quinta-feira. Ele foi sobrevoado por helicópteros, e agentes especiais desceram da cobertura do gramado usando cordas, numa simulação do que pode ser feito em caso de emergência.