quarta-feira, 12 de maio de 2010

engajamento dos países da SADC para a materialização, a curto prazo, do projecto de interligação das redes de telecomunicação

A abertura da reunião dos peritos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) nos domínios das Telecomunicações, Correios e Tecnologias de Informação e Comunicação.




Participaram na sessão de abertura da reunião dos peritos da SADC o vice-ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pedro Sebastião Teta, e o director das Infra-Estruturas da SADC, Remmy Makumbe.

Há esforços dos governos para que a SADC esteja interligada através do serviço de tecnologia roaming o mais adoptado para os telemóveis.


Há uma série de questões que os países da região Austral de África têm de ultrapassar, os acordos de roaming entre operadoras de telefonia móvel e fixa é um dos pontos da agenda.
 
"Acredito que este exercício tem sido feito em várias reuniões e hoje será mais um ponto para de facto olharmos para esta questão", afirmou Pedro Teta.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Garantir a Înclusão social no Processo de Bancarização através do implementação do ´mobile payment´

Facilitar a circulação do dinheiro entre pessoas de baixo rendimento é uma prioridade do Banco Central Angolano, BNA.








Para concretizar este objectivo entrará em vigor do sistema de pagamento via telemóvel.




Leão Peres, director do gabinete de desenvolvimento organizacional do Banco Nacional de Angola.




Informa em conferência de impressa que ´os sistemas de pagamentos em Angola apresentam já "níveis de modernidade" em função dos diversos canais de distribuição existentes.


Leão acrescentou dizendo que: "Estou a referir-me ao alargamento da rede multicaixa a nível do território nacional,





 o aumento do número de cartões bancários e também a utilização da infra-estrutura Internet banking".




Leão quer eliminar a exclusão social neste processo de bancarização da população angolana.






 Por isso, declara: "Atendendo que há um uso massivo de telemóveis por parte da população angolana, até nos sítios mais recônditos, pretende-se aproveitar este facto para a "inclusão social" da população nos serviços bancários".




A maioria dos cidadãos angolanos não fazem recurso das agências bancárias devido a vários factores sendo o principal factor o facto de funcionarem na economia informal, outro factor é o tempo gasto nas filas e os limites de horário das agências bancárias.
Para garantir a "inclusão social" da população pertence a classe social de baixo rendimento neste processo bancarização realizar-se-a a implementação do ´mobile payment´.






Este modelo evoluído de distribuição tem-se mostrado eficiente em paises com classe social baixa significativa.

sábado, 1 de maio de 2010

Economia moçambicana entra na rota do gás natural


Anadarko revelou em Março que encontrou uma nova reserva de gás na mesma região, confirmando que esta é uma área rica em gás natural.


Em Fevereiro de 2010, era a primeira vez que uma reserva marítima de gás natural era encontrada na África Oriental, Bacia do Rovuma, e levantou a possibilidade de Moçambique poder ter nas suas fronteiras um potencial muito maior do que o esperado... de se tornar num grande exportador de gás.



As recentes descobertas de reservas ‘offshore' de gás natural na Bacia do Rovuma prometem vir a dar um novo impulso à economia moçambicana.