sexta-feira, 30 de julho de 2010

União Europeia promete não pressionar a SADC !

A decisão dos ministros do comércio da reunião da SADC em Gaborone, em Junho de adiar a liberalização dos serviços até 2014, sem dúvida, ser contestada pela Comissão Europeia, disse Maes.

Mas ele disse que a Comissão Europeia esperava encontrar uma saída para esta armadilha, antes de Novembro.

"Espero que, após oito anos de negociações, finalmente a UE concorda que deve chegar a um acordo baseado no que é possível fazer política, econômica e institucional dos países", disse ele.

Por seu turno, o analista Wallie Roux Namíbia que a região também anseia ter a cimeira na Líbia para aumentar a pressão sobre a Comissão Europeia e um negócio.

. "A estratégia de negociação da Namíbia e de outros países vão tentar canto da Comissão Europeia a curto prazo", previu.  

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ministro do Interior participa em reunião de defesa e segurança da SADC

O ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro “ Ngongo”, partiu hoje, quarta-feira, para a cidade de Maputo,  Moçambique, onde vai participar da  Reunião do Órgão de Defesa e Segurança da SADC.

De acordo com Roberto Leal Monteiro, é necessário que cada país amadureça nas questões de Defesa e Segurança. Para tal, vamos trabalhar com os nossos parceiros para tornar “ a nossa SADC forte e coesa para que possamos dizer que todos nós temos o mesmo estado de desenvolvimento e os problemas comuns sejam resolvidos a uma só voz “- argumentou.

  Neste âmbito, Angola compromete-se a assumir as disposições que forem emanadas neste encontro relativas às áreas de Defesa e Segurança da região austral, frisou.